quinta-feira, 7 de março de 2013

O que é Axé

Para explicar o que é o Axé é necessário explicar um pouco da História da Criação segundo a fé na Umbanda.

Olodumaré, quando resolveu criar a Terra, reuniu duzentos Orixás (os Profetas, Messias, Santos e Anjos) e lhes informou de seu objetivo.
Também deu a cada um deles um Axé – uma área de atuação, onde seu trabalho seria superior aos dos outros Orixás, e pelo qual ele seria conhecido e consultado.
Assim sendo, como na fé Católica, que tem seus santos especialistas–das causas impossíveis, protetores de diversas profissões, de causas perdidas etc, a Umbanda também os tem.
Na tabela a seguir você tem informações sobre o Axé de cada Orixá.
Use essa informação a cada vez que tirar suas cartas, na orientação ao consulente.
Além da informação própria da carta, isso vai informar um Orixá encarregado daquela carta.
Se seu aspecto for positivo, encaminhe à ele seus agradecimentos. Se for negativo, busque no Axé a informação para ajudá-lo naquele momento.

Baralho Cigano Orixá Axé

1 – O Cavaleiro Exu O intermediário entre os Orixás e os Homens. É o “carteiro”, protetor dos pedidos humanos aos planos superiores.
Por transitar nos dois planos, tem atributos humanos e divinos, e os usa conforme a situação de momento.

3 – O Navio Iemanjá
Mostra a sabedoria na lida com as pessoas, mas também a obstinação incomparável.
Abrange os sentimentos e a emoção.
Dedicado ao amor pessoal, familiar e fraternal, que influencia suas decisões.
Mostra uma insegurança inteligente, que usa a persuasão para não ter de lançar mão da força bruta.
Rege a religiosidade e a espiritualidade.

5 – A Árvore Oxóssi
Padroeiro da criatividade, liberdade de ideias e expressão, pensamento e aptidão para o aprendizado.
Protetor das amizades verdadeiras.

6 – As Nuvens Iansã
A senhora da Comunicação e do Pensamento.
A protetora das Almas perdidas e Eguns, que ainda não terminaram seu destino no mundo dos encarnados. Encaminha as almas perdidas.

7 – A Cobra Oxumaré
Flexibilidade. O Senhor das doenças graves e também das curas difíceis.
Como a Cobra da carta, ele tem o “veneno” e dali faz o “remédio”.
Flexível como os remédios, que em doses corretas trazem a cura, mas em doses erradas podem matar.

8 – O Caixão Omulu
Representam a mudança, o final de um ciclo – ou o início de outro.
Na falta de termo mais apropriado, são os “padroeiros” das mudanças da vida.
Significam um período de desorientação em meio às mudanças.
Com os cuidados necessários isso pode ser proveitoso.

9 – O Ramalhete Nanã
Rege os pensamentos conciliatórios e a paciência.
É a “apaziguadora” por excelência, acalmando os ânimos nos momentos críticos em com palavras carregadas de razão e sabedoria.

10 - A Foice Obaluaye
O Senhor dos cortes para ocorrer as curas.
O Senhor das Curas.

13 – A Criança Erê
Alegres e festeiras, mas também teimosas e voluntariosas. Inocentes e bondosas, também podem ser maliciosas.
Como todas as crianças, estão em constante e vigoroso aprendizado e também sofrem pela falta do conhecimento. Prudência e comedimento é a palavra-chave para esta carta.

20 – O Jardim Ossain
O Senhor das folhas, dos segredosdas plantas e das combinações certas das folhas para as curas.
Senhor das Colheitas

21 – A Montanha Xangô
Domina as Leis e tudo que se relaciona a elas: Justiça, papéis e documentos, acordos, negociações, riqueza e poder.

22 – Os Caminhos Ogum
Orixá de Fogo, elemento de transformações, de realizações, da intuição.
Protetor de quem pensa no futuro.
Dotado de fé em si mesma, Ogum é enérgico, entusiasta, otimista, honesto, impaciente, corajoso e até agressiva. Precisa de liberdade.
Senhor da vitória física, guerra, perseguições, brigas, demandas carnais e espirituais.

30 – Os Lírios Oxum
Padroeira da Fertilidade, e regente dos amores, é representada pelas nascentes de água doce e cachoeiras.
É ela a dona dos bons sentimentos como amor e fraternidade, que acalma corações e cria sentimentos superiores.

31 – O Sol Oxalá  
Padroeiro da bondade e concórdia, fé, luz, espiritualidade, caridade, conhecimento, o positivismo da vida, mansidão no agir.

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